Esta proposta de treino tem se popularizado graças à promessa de emagrecimento rápido.
Uma pesquisa recente mostra que fazer exercícios em jejum pode acelerar a queima de gordura. Isso ocorre porque quando estamos em jejum o corpo libera menos insulina, tornando-o menos sensível e aumentando a oportunidade de eliminar a gordura.
Outro estudo publicado no Strength and Conditioning Journal realizada por um grupo de ciclistas que comiam antes de treinar e comparavam os resultados por outro grupo que faziam os mesmos exercícios, porém, em jejum. De acordo com Brad Schoenfeld, autor da pesquisa, o resultado deu diferença naqueles que treinavam em jejum, já que apresentavam cerca de 10% das calorias queimadas vindas de proteína (massa muscular).
Isso ocorre porque em jejum, há liberação do hormônio cortisol, que inibe a queima de gordura quando o estômago está vazio e o corpo acaba usando a massa muscular como energia. Outra observação é que uma boa noite de sono e horários regulares de treino ajudam a aumentar do hormônio de crescimento (HGH), na construção de tecido muscular novo e contribui na melhorar da qualidade óssea e funções físicas.
O sucesso dessa prática consiste na união de exercícios físicos, reeducação alimentar, sono regulado e acompanhamento profissional. Caso um desses aspectos não seja cumprido seu objetivo pode não ser alcançado. Mas atenção: essa prática não deve ser contínua ou excessiva sem que haja um médico ou nutricionista para assessorá-lo acerca da periodicidade dos treinos em jejum.
Para aderir a esse tipo de treino é necessário que seu organismo se ajuste, aos poucos, à ideia de gerar esforços com baixo nível de energia. Se você estiver indisposto, pode até completar o treino, mas obviamente não será um treino de qualidade e, consequentemente, não obterá os resultados esperados. Por isso é de suma importância o acompanhamento de um profissional para lhe indicar a melhor dieta de acordo com seus objetivos, bem como para verificar sua saúde e lhe passar a confiança que você precisa para saber que está no caminho certo.
Referências http://drvitorazzini.com.br/exercicio-fisico-e-o-jejum-intermitente/ http://www.dicasdetreino.com.br/treinar-em-jejum-emagrece-mito-ou-verdade/