A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo máximo de 50 gramas de açúcar por dia. Porém, ainda segundo dados da OMS, os brasileiros consomem 50% a mais de açúcar em relação aos níveis recomendados.
O açúcar refinado, ou açúcar branco, como é conhecido popularmente, está presente em quase todas as receitas de doces mais consumidos no país. Mesmo sendo proveniente da cana-de-açúcar, um produto natural que contém muitos nutrientes, com o processo de refinamento para deixa-lo com a aparência branca, o açúcar perde todas as propriedades, fazendo-o com que não tenha nenhum benefício significativo para o organismo. Recebe aditivos químicos em seu processo de industrialização, o que acaba fazendo-o ser um alimento nocivo para a saúde. Os danos mais comuns causados no organismo devido ao consumo em excesso de açúcar refinado são: ganho de peso, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e câncer.
Que o excesso de açúcar não faz bem para a saúde já não é novidade. Mas por que, mesmo com essa informação as pessoas continuam consumindo tanto? Um dos grandes problemas desse alimento é a grande capacidade de vicio que ele possui, somado com o agradável paladar que tem para a maioria das pessoas.
A boa notícia é que é possível substituir o uso do açúcar refinado nas receitas por outros alimentos que são menos nocivos para o organismo. Confira uma lista com alternativas:
Mel: Rico em vitaminas C, vitamina A, B1, B2, B3, B5 e Biotina, o mel é saboroso e conta com nutrientes essenciais para a saúde do organismo, como proteína e sais minerais. Porém, quem deseja emagrecer deve consumir com moderação pois o alimento é relativamente calórico.
Melado de cana: é um liquido escuro e espesso, subproduto da cana de açúcar. É fonte de ferro, cálcio, magnésio, potássio e vitamina B6. Ajuda no combate da anemia, regula o intestino e fortalece os ossos. É muito flexível e pode ser utilizado em diversas receitas pois não ‘rouba’ os sabores dos outros ingredientes.
Açúcar de maçã: contém as propriedades nutricionais da maçã e é simples de fazer em casa. Além dos benefícios da fruta, ajuda a adoçar receitas e alimentos.
Receita: corte a fruta e retire as sementes. Em seguida, bata em no liquidificar em pequenas quantidades, adicionando água suficiente para formar um purê. Depois aqueça a mistura na panela a 60ºC para desidratar a fruta e então deixe esfriar. Bata o purê novamente no liquidificar até ele ficar em forma de pó. É uma alternativa saborosa e fácil de fazer.
Stevia: é um tipo de adoçante natural que é extraído de uma planta chamada esteviosídeo. O interessante é que tem a capacidade de adoçar até 15 vezes mais do que o açúcar comum. Por não conter calorias, pode ser consumida por diabéticos. É ideal para adoçar bebidas como chás, café e sucos.
Açúcar mascavo: é obtido da concentração do caldo-de-cana sem processos químicos. Por conta disso, conserva os nutrientes provenientes da cana de açúcar como o fósforo, cálcio, ferro, sódio, potássio, vitamina B5 E B6, ácido fólico, dentre outros.
Açúcar demerara orgânico: para a obtenção do tipo demerara o açúcar passa por um refinamento mais leve e não recebe aditivos químicos como o açúcar branco. Preserva alguns benefícios nutricionais da cana de açúcar como a vitamina B1, B2, B6, cálcio, magnésio, fósforo e potássio. O sabor é muito próximo do açúcar refinado, porém contém menos calorias, sendo ideal para o preparo de receitas.
Elimine o açúcar refinado na sua dieta e promova mais saúde para você e para a sua família.