Segundo pesquisas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, 28% dos alimentos contém agrotóxicos em níveis insatisfatórios no Brasil. Os agrotóxicos são um tipo de inseticida utilizados para eliminar as pragas nas lavouras. Pode ser considerado um benefício para a vida útil dos alimentos, porém é um vilão para a nossa saúde. Nos agrotóxicos estão presentes excessos de metais tóxicos que o fígado não tem capacidade de metabolizar, o que acaba caindo na corrente circulatória. Esse fator aumenta a chances de desenvolver vários tipos de câncer, entre os mais comuns o de fígado, cérebro e leucemia.
O ideal é consumir alimentos orgânicos que são livres de agrotóxicos. Porém, esses alimentos são mais difíceis de serem encontrados e quando são, acompanham um alto custo, sendo inacessível para as classes sociais menos favorecidas do país. Por conta disso, o recomendável é lavar os alimentos da maneira correta para eliminar a maior quantidade de agrotóxicos possível.
Confira abaixo algumas dicas para lavar os alimentos da maneira correta:
Pimentão e morango: são os alimentos que mais possuem agrotóxicos. Deixe-os de molho por 30 minutos em uma solução com 1 litro de água para 1 colher de bicabornato de sódio. O bicabornato de sódio é eficiente para eliminar o agrotóxico presente na casca. Em seguida, lave-os muito bem e depois consuma-os.
Pepino, maça, manga e mamão: como boa parte dos agrotóxicos estão presentes na casca, apenas descasca-los já é o suficiente para retira-los. Porém, quem gosta de consumir a maçã e o pepino com a casca, é importante lavar bem em água corrente com uma espoja ou escovinha limpa. Também podem ficar de molho na solução de bicabornato de sódio.
Alface, couve, repolho e cebola: as folhas que ficam na parte externa são as que mais contém agrotóxicos. Retire pelo menos uma ou duas camadas das folhas e da cebola. Depois, lave-as muito bem em água corrente por mais ou menos três minutos e deixe por meia hora na solução de bicarbonato de sódio. Em seguida, lave-as muito bem e consuma.
Abacaxi e laranja: o agrotóxico normalmente fica apenas na casca, basta apenas descasca-los.
Batata: infelizmente a maior parte do agrotóxico entra na polpa, porém para retirar o que fica na casca basta apenas descasca-la.
Tomate: opte por tomates bem maduros, significa que contém menor quantidade de agrotóxicos do que os demais. Coloque o tomate na solução de bicarbonato de sódio por alguns minutos, lave-o bem e retire a casca.
Cenoura e beterraba: lavar bastante em água corrente com uma esponja limpa ou mergulhar na solução de bicarbonato por alguns segundos, lave-os em seguida.
Arroz e feijão: lavar bem em água corrente.